O que é Search Engine Optimization (SEO) ?

O que é Search Engine Optimization (SEO) ?

SEO significa “otimização para motores de busca”. Em termos simples, SEO é o processo de melhorar o seu Webiste para aumentar a sua visibilidade no Google, Microsoft Bing e outros motores de busca sempre que as pessoas pesquisam:
– Produtos que vende.
– Serviços que presta.
– Informações sobre tópicos em que tem conhecimentos e/ou experiência profundos.

A cada segundo, milhões de pesquisas são processadas pelos motores de busca – principalmente o Google, o motor de busca mais popular em todo o mundo.

Os utilizadores procuram respostas para uma incrível variedade de perguntas no seu dia a dia – desde o hotel mais bem classificado para uma próxima viagem até uma explicação da teoria da evolução.

Para cada pesquisa, o Google organiza os resultados classificando as melhores respostas em primeiro lugar. Os números abaixo mostram até que ponto os utilizadores confiam no julgamento dos motores de busca:

Os três primeiros links orgânicos recebem aproximadamente 30% de todos os cliques.
Apenas 0,78% dos utilizadores acedem a uma ligação na segunda página dos resultados.


Quanto maior for a visibilidade das suas páginas nos resultados de pesquisa, maior será a probabilidade de ser encontrado e clicado. Em última análise, o objetivo da otimização para os motores de busca é ajudar a atrair visitantes para o Webiste, que se tornarão clientes, consumidores ou um público que continua a regressar.

Cada pesquisa representa uma oportunidade para a sua marca oferecer a melhor resposta aquilo que os utilizadores procuram.

Isto implica não só ter um ótimo conteúdo, mas também oferecer usabilidade, boa autoridade de mercado e ajudar o Google a ler as suas páginas.

Estes são os objectivos de uma estratégia de SEO.

A SEO também desempenha um papel no SEM (Search Engine Marketing), que abrange todas as estratégias dos motores de busca, incluindo anúncios pagos e hiperligações patrocinadas.

Por outro lado, o SEO utiliza apenas estratégias orgânicas e isto resulta num maior retorno do investimento (ROI) e num menor custo de aquisição de clientes (CAC).

O que é um motor de busca?

Um motor de pesquisa é um tipo de software concebido para o ajudar a encontrar informações específicas em linha. Para tal, pesquisa metodicamente o conteúdo da Web com base nas palavras-chave específicas que o utilizador introduz na caixa de pesquisa. Os resultados da pesquisa aparecem normalmente nas chamadas páginas de resultados dos motores de pesquisa (SERPs). Estas páginas podem apresentar uma variedade de conteúdos, incluindo páginas Web, imagens, vídeos e outros tipos de ficheiros.

Além disso, alguns motores de pesquisa extraem informações de bases de dados ou directórios abertos. Ao contrário dos directórios Web, que dependem exclusivamente de editores humanos, os motores de pesquisa actualizam as informações em tempo real utilizando algoritmos que funcionam através de rastreadores Web.

Noções básicas sobre os motores de pesquisa

Primeiramente, os motores de busca utilizam bots, também conhecidos como spiders, para rastrear o conteúdo da web. No caso do Google, este bot é chamado Googlebot. Estes bots seguem os links na internet, procurando por páginas novas e atualizadas.

Depois do rastreamento, as páginas encontradas são adicionadas ao índice do motor de busca, que funciona como uma vasta biblioteca do conteúdo da web.

Dentro deste índice, as páginas são organizadas com base nas informações recolhidas pelo bot, como o tempo de carregamento e as palavras-chave.

Os processos de rastreamento e indexação decorrem continuamente.

Os bots estão sempre a encontrar e a organizar o conteúdo da web. No entanto, a ordem pela qual apresentam os seus resultados aos utilizadores é definida através da classificação.

A classificação ocorre sempre que um utilizador realiza uma pesquisa – este é o foco da SEO.

De acordo com as palavras-chave utilizadas na pesquisa, o Google percorre rapidamente o seu índice para encontrar páginas que correspondam a esses termos e respondam à questão.

Assim, a classificação é determinada pela melhor relação entre as palavras-chave e uma série de factores de classificação que compõem o algoritmo de pesquisa.

Estes factores servem para oferecer uma melhor experiência ao utilizador e, consequentemente, melhorar a posição da sua página nos resultados da pesquisa.

Como os motores de busca classificam os resultados

Nem todos os motores de busca classificam os conteúdos da mesma forma, mas alguns utilizam algoritmos de classificação semelhantes. A pesquisa do Google e outros motores de busca similares classificam os resultados relevantes com base nos seguintes critérios:

  • Significado da consulta. O motor de busca analisa as consultas dos utilizadores para determinar a intenção do pesquisador, ou seja, o tipo específico de informação que o utilizador procura. Para tal, os motores de busca utilizam modelos de linguagem. Estes modelos são algoritmos que leem os dados introduzidos pelo utilizador, compreendem o seu significado e determinam o tipo de informação procurada.
  • Relevância. As palavras-chave das consultas de pesquisa são comparadas com as palavras-chave do conteúdo. A presença de palavras-chave em vários pontos do conteúdo indica uma maior relevância.
  • Qualidade. Os motores de busca procuram indicadores de especialização, autoridade e fiabilidade no conteúdo. Se outros sites importantes tiverem links para o conteúdo, este é considerado mais fiável.
  • Usabilidade. Os motores de busca avaliam a acessibilidade e a experiência geral do utilizador com o conteúdo, recompensando as páginas com uma melhor experiência de utilizador. Um exemplo de usabilidade é a facilidade de utilização em dispositivos móveis, que mede o quão bem uma página é exibida num telemóvel.
  • Dados do utilizador. O histórico de pesquisas anteriores de um utilizador, as definições de pesquisa e os dados de localização são alguns dos tipos de informação que os motores de busca utilizam para determinar a classificação dos conteúdos.

Os motores de busca podem também utilizar outras métricas de desempenho do site, como a taxa de rejeição e o tempo passado na página, para determinar a posição dos sites numa página de resultados.

As marcas utilizam a otimização para motores de busca (SEO) para tirar partido dos processos falados acima. A otimização do conteúdo de uma página para os motores de busca aumenta a sua visibilidade para os utilizadores e melhora a sua classificação nos motores de busca (SERP). Por exemplo, uma marca pode inserir palavras-chave relevantes para uma determinada consulta de pesquisa para melhorar os resultados dessa consulta. Se quiser que as pessoas que pesquisam sobre cães cheguem à sua página, pode adicionar palavras-chave como osso, trela e cão. Também poderá incluir hiperligações para páginas que o Google considere como autoridades na matéria.

Exemplos de diferentes motores de pesquisa

Google

O motor de pesquisa mais popular do mundo, conhecido pelos seus algoritmos poderosos e pela indexação de dados alargada. (Há uma boa probabilidade de ter efectuado uma pesquisa no Google para chegar a esta página).

Bom para: Praticamente para toda a gente; é o motor de pesquisa mais abrangente com capacidades de pesquisa robustas em texto, imagens, vídeos e artigos académicos. O vasto índice e os algoritmos sofisticados do Google tornam-no ideal para pesquisas gerais e altamente específicas.

Fonte: Google

Bing

O Bing está integrado noutros serviços da Microsoft e oferece recompensas pela utilização dos seus serviços de pesquisa.

Bom para: Utilizadores profundamente integrados no ecossistema da Microsoft (Windows, Office); o Bing está integrado nos produtos da Microsoft e recompensa os utilizadores com pontos por pesquisas que podem ser trocados por cartões de oferta e outras recompensas.
A qualidade de imagem e os filtros das mesmas é também uma das grandes armas deste motor de pesquisa.

Fonte: Bing

Yahoo

Outrora um nome dominante nos serviços digitais, o Yahoo! Search é conhecido pelo seu portal Web e por uma variedade de outros serviços, como o Yahoo! Finance e o Yahoo! News.

Bom para: Utilizadores que procuram uma combinação de resultados de pesquisa e notícias actuais. A integração do Yahoo com serviços como o Yahoo Mail, Finanças e Notícias proporciona uma experiência de utilizador completa. O Yahoo dá também prioridade a resultados organicos em comparação com anúncios pagos.

Fonte: Yahoo

DuckToGo

Popular entre os que se preocupam com a privacidade, o DuckDuckGo promete não seguir a atividade de pesquisa dos seus utilizadores.

Bom para: Utilizadores preocupados com a privacidade que preferem que o seu histórico de pesquisa ou de navegação não seja monitorizado. O DuckDuckGo não traça o perfil dos seus utilizadores nem adapta os resultados da pesquisa com base no comportamento anterior.

Fonte: DuckDuckGo

Ecosia

Ecosia é o motor de busca que planta árvores.A empresa utiliza energias renováveis para alimentar os seus servidores e investe os seus lucros em projectos de plantação de árvores, com o objetivo de absorver mais CO2 do que aquele que emite.

Fonte : Ecosia

Qual o Motor de pesquisa ideal para mim ?

Tudo depende das suas necessidades específicas num determinado momento. As estatísticas de classificação podem variar de um motor de pesquisa para outro. Por isso, o juiz final é o utilizador. Além disso, nada o impede de utilizar vários motores ao mesmo tempo.

Qual é o objetivo dos motores de busca?

O principal objetivo de um motor de pesquisa é ajudar as pessoas a procurar e a encontrar informações. Os motores de pesquisa são concebidos para fornecer às pessoas as informações correctas com base num conjunto de critérios, como a qualidade e a relevância.

Como é que os motores de busca ganham dinheiro?

Os motores de busca ganham dinheiro de várias formas, incluindo as seguintes:

  • Anúncios pay-per-click (PPC) . Os anunciantes ou redes de publicidade de terceiros colocam anúncios nos motores de pesquisa e no próprio conteúdo. Quanto mais visualizações ou cliques uma palavra-chave relacionada com a pesquisa obtiver, mais os anunciantes pagam para que os seus anúncios sejam associados à mesma.
  • Dados do utilizador. Os motores de busca também ganham dinheiro com os dados do utilizador que recolhem. Os exemplos incluem o histórico de pesquisa e os dados de localização. Estes dados são utilizados para criar um perfil digital para um determinado pesquisador, que os fornecedores de motores de busca podem utilizar para apresentar anúncios direccionados a esse utilizador.
  • Anúncios contextuais. Os motores de busca também tiram partido da apresentação de anúncios contextuais que estão diretamente relacionados com a pesquisa atual do utilizador. Se um motor de pesquisa incluir uma funcionalidade de compras na plataforma, poderá apresentar anúncios contextuais de produtos relacionados com a pesquisa do utilizador na barra lateral de um Web site onde são apresentados anúncios. Por exemplo, se a loja online vender livros, pode aparecer um anúncio de óculos de leitura no canto da página.
  • Donativos. Alguns motores de busca foram concebidos para ajudar as organizações sem fins lucrativos a solicitar donativos.
  • Ligações de afiliados. Alguns motores incluem ligações de afiliados, em que o motor de busca tem uma parceria em que o parceiro paga ao motor de busca quando um utilizador clica na ligação do parceiro.

O futuro dos motores de busca

É provável que os motores de busca e as empresas que os desenvolvem utilizem novas tecnologias para melhorar a precisão, a relevância e a qualidade das respostas fornecidas pelos motores de busca. Também utilizarão tecnologias avançadas, como a inteligência artificial (AI) , para melhorar a experiência do utilizador no futuro. Por exemplo, um dia um utilizador poderá enviar a imagem de um computador para o Google e perguntar “Este é um bom computador para jogos?” e obter uma resposta detalhada.

Alguns especialistas acreditam também que a utilização de motores de busca está a diminuir porque no futuro haverá mais procura de informação noutras aplicações e sites de redes sociais, como o Facebook, o TikTok e o LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *